sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Estrutura do NAAH/S

O QUE É O NAAH/S?

Inserido no contexto da educação inclusiva, o NAAH/S é um projeto implantado pela Secretaria de Educação Especial SEESP/MEC, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de RO, com objetivo de promover a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação das escolas públicas da Educação Básica, possibilitando sua inserção efetiva no ensino regular e a disseminação de conhecimentos sobre o tema.

Quem são as pessoas com altas Habilidades/Superdotação?

São educandos que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade nos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual, aptidão acadêmica, pensamento criador, capacidade de liderança, talento especial para artes e habilidades psicomotoras, necessitando de atendimento educacional especializado.

Como funciona o NAAH/S?

Com o objetivo de atender o aluno de forma sistêmica, o NAAH/S é composto por três unidades com as seguintes atribuições:

  • Unidade de Atendimento ao Aluno
Esta unidade tem por objetivo desenvolver atividades para alunos com AH/Sd, buscando proporcionar a essa clientela condições favoráveis para o desenvolvimento do seu potencial, por meio de enriquecimento curriclar, estímulo a criatividade e desenvolvimento de projetos na área de interesse.

  • Unidade de Atendimento ao Professor

Esta unidade tem por objetivo principal oferecer cursos de formação continuada para professores e profissionais da educação. É também um espaço reservado para pesquisa e planejamento de ações referentes às altas habilidades/superdotação

  • Unidade de Atendimento á Família

Esta Unidade tem a função de prestar orientação e suporte psicológico e emocional a família, com vistas a compreensão do comportamento dos filhos, melhorando as realções interpessoais e incentivando o desenvolvimento das potencialidades dos alunos. Para tanto poderão ser organizados grupos de pais, com a orientação de um psicólogo, para discussão dos assuntos referentes as altas habilidades/superdotação.

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